ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE)

Texto para reflexão

Posted on: 10/06/2011

O MEU IRMÃO

 

O meu irmão tem 18 anos e um QI de 30-40. Está na escola há 12 anos. Teve

ensino individualizado durante vários anos e aprendeu imensas coisas!

O meu irmão coloca 100 pregos num quadro de furos em menos de 10

minutos com 95% de êxito.

Mas não consegue por moedas numa máquina de refrigerante.

Se lhe pedirem, consegue apontar o nariz, braço, ombro, pé, perna, cabelo e

orelha. Ainda não sabe bem o pulso, tornozelo e quadril.

Mas não assoa o nariz sozinho.

Consegue fazer um quebra-cabeça de animais com 100% de êxito e colorir um

boneco dentro das linhas.

Mas gosta mais de música. No entanto nunca ninguém lhe ensinou a ligar um

rádio.

Consegue dobrar folhas de papel ao meio e em quatro partes.

Mas não consegue dobrar as suas roupas.

Consegue separar blocos por cor, mesmo que tenham dez cores diferentes!

Mas não consegue separar as roupas, coloridas das brancas para lavar.

Consegue fazer lindas cobras com massinha.

Mas não consegue amassar a massa do pão nem cortar biscoitos.

Consegue enfiar contas num fio, com cores alternadas seguindo um padrão.

Mas não consegue amarrar os sapatos.

Consegue dizer os nomes de todas as letras que lhe apresentem num cartão

com 80% de êxito.

Mas não consegue fazer a diferença entre o sinal de banheiro para homem e

mulher quando vai ao McDonald’s.

É possível dizer-lhe que está chovendo e ele pega uma nuvem de feltro e

coloca-a num quadro no dia certo (com assistência).

Mas ainda não sabe que deve levar capa de chuva para a rua quando está

chovendo.

Aponta para 100 imagens diferentes nas cartas do Peabody (um teste de

vocabulário) com 100% de êxito.

Mas não consegue pedir um hambúrguer apontando para uma imagem.

Consegue andar numa trave para frente e para trás.

Mas não sobe as escadas sem assistência para se sentar no lugar quando vai a um jogo de basketball.

Consegue contar até 100 sem problema.

Mas não sabe quanto deve pagar por um McDonald’s especial.

Consegue por um cubo em cima, ao lado, e debaixo de uma caixa.

Mas não consegue achar o cesto de lixo e por lá dentro os restos da refeição

no McDonald’s.

Senta-se em circulo, com comportamento adequado, e canta “Cirandinha”.

Mas não há ninguém na vizinhança que goste de fazer isso.

 

 

Fonte: http://www.ahimsa.org.br

10 Respostas to "Texto para reflexão"

Por isso devemos continuar persistindo para que todos estudem na mesma sala de aula. Isso é inclusão.

Olá,
obrigada pela visita e comentário no blog!
abç,
Angélica

É….triste realidade vivida por muitos…. Nós que trabalhamos com AEE precisamos ficar atentas para que nosso ensinar tenha realmente significado e real utilização!
Gostei bastante de seu blog, parabéns!

gostaria de saber quem escreveu o texto….Thais

Olá Thaís,

obrigada pela visita e comentário no blog!
No post há a referência do site de onde tirei o texto, mas não de quem escreveu.

abç,
ANGÉLICA

Muito importante seu blog, tenho tido muitas informações de como desenvolver as habilidades especificas em nossos alunos com deficiência, TGD e superdotação/altas habilidades. Obrigada

Olá Elizabeth,

obrigada pela visita e comentário no blog!

abç,
ANGÉLICA

Realmente, a escola precisa repensar sua função social. Este texto aborda de modo claro e aberto os pontos onde a escola deixa de colaborar com a formação do sujeito para o exercício da vida. Será muito útil como fonte de reflexão para a equipe da creche onde trabalho na sala de recursos multifuncional.

Olá Michele,

obrigada pela visita e comentário no blog!

abç,
ANGÉLICA

Michele… Repensar, mudar… Usei este texto em uma Reunião Pedagógica que foi bem producente, mas mesmo assim ainda temos uma resistência incrível por alguns que se dizem educadores… Tem gente ainda que “vê mas não enxerga”. Boa reflexão com seu grupo!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Cursos 120 ou 180 horas – AEE

- DISLEXIA - SINDROME DE DOWN - ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO.

A PARTICIPAÇÃO NESTAS TRÊS OFICINAS GARANTE O CERTIFICADO EM 120 HORAS NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE)
INVESTIMENTO DE R$ 220,00 POR R$ 199,90
ou
DISLEXIA- SINDROME DE DOWN- DPAC- ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO.

A PARTICIPAÇÃO NESTAS QUATRO OFICINAS GARANTE O CERTIFICADO EM 180 HORAS NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE)
INVESTIMENTO DE R$ 310,00 POR R$ 287,00

Curso de DISLEXIA à distância

CURSO DE 40h COM INÍCIO EM 16/11/2010 MAIORES INFORMAÇÕES NO SITE: http://psicopedagogavaleria.com.br

CURSO AEE À DISTÂNCIA – 60h

OLÁ PESSOAL, Serei a Tutora de um curso sobre “Atendimento Educacional Especializado” (40h) e estou divulgando o link para o site! QUEM SE INSCREVER NO CURSO PODERÁ PARTICIPAR DA OFICINA DE BRINQUEDOTECA. APROVEITEM! psicopedagogavaleria.com.br
Incluir não significa apenas colocar no próprio ninho o estranho que vem de fora, sequestrando-o de sua vida plena; ao contrário,requer um sair de si e ir seu encontro,ofertando-lhe aquilo de que, efetivamente necessita.Incluir significa ouvir e responder áquilo que um outro pede pela sua própria voz. (Tunes;Bartholo)

SER DIFERENTE É NORMAL!

síndrome de down

VIVA A DIVERSIDADE!

Imagem retirada de: http://trocandoideiassobreportadoresdedm.blogspot.com/2007_04_01_archive.html

Digite seu endereço de e-mail para subscrever este blog e receber notificações de novas mensagens por e-mail.

Junte-se a 458 outros seguidores

Estatísticas do Blog

  • 1,105,162 ACESSOS
%d blogueiros gostam disto: